x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 83

Dúvida sobre alteração de salário registrada na carteira de trabalho

Sabrina Vitória Pereira de Souza Ribeiro

Sabrina Vitória Pereira de Souza Ribeiro

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Sistemas
há 2 semanas Quarta-Feira | 19 março 2025 | 10:59

Olá, gostaria de esclarecer uma dúvida.Hoje, ao acessar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, recebi uma notificação informando que meu salário havia sido alterado. Ao verificar, confirmei que realmente houve um aumento no valor registrado. No entanto, ninguém da empresa entrou em contato comigo para comunicar essa mudança.Diante disso, procurei o setor de RH para entender a situação e fui informada de que se tratava de um erro. Gostaria de saber:1. Esse aumento registrado na carteira tem validade jurídica?2. A empresa pode simplesmente corrigir o valor sem meu consentimento?3. Existe alguma ação legal que eu possa tomar nesse caso?Agradeço desde já pela orientação!

James McGill

James Mcgill

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a) Jurídico
há 2 semanas Quarta-Feira | 19 março 2025 | 11:15

Erros acontecem e foram corrigidos.
Qual é o problema? Você quer que o seu salário seja reajustado por um equívoco?
Na realidade, o que eles deveriam ter feito é excluído a informação do e-Social para sumir da sua carteira.

Fighting for you Albuquerque
Samara Ernandes

Samara Ernandes

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 2 semanas Quarta-Feira | 19 março 2025 | 11:29

Sabrina Vitória Pereira de Souza Ribeiro, bom dia!

1. Esse aumento registrado na carteira tem validade jurídica?
Tratando-se de erro comprovado, não. Inclusive há jurisprudência nesse sentido. Agora se não houver comprovação do erro, é seu direito.

2. A empresa pode simplesmente corrigir o valor sem meu consentimento?
Corrigir que você diz, voltar pro salário anterior? Se for isso, continua a resposta da pergunta 1, se for um erro comprovado, eles podem corrigir, sim. 

3. Existe alguma ação legal que eu possa tomar nesse caso?
Antes de tudo, precisa averiguar corretamente o que de fato aconteceu. Oriento que converse com seu supervisor sobre o ocorrido e tente entender se houve um erro da parte deles mesmo. Pois como você não chegou a receber valores e se o erro foi corrigido de imediato, uma ação contra a empresa pode acarretar em uma atitude equivocada. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.